quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Ser Artista em Sampa-Crise...


Nasdak em queda... a bolsa de Tokio pela primeira vez na história em queda.

Bovespa, coitada... nem se fale. Desabou, por completo...

E pela primeira vez um dos cabeças assume... que estamos em crise... e que provavelmente... iremos sofrer com essa crise. Que nós iremos pagar pela crise. Provavelmente?

Oras bolas... é claro que iremos pagar... e caro.

Mas tudo bem, somos brasileiros e não desistiremos nunca. Porque pra desistir... você precisa comprar um revolver enfiar na tua testa e ter coragem de atirar. Ou mesmo ter coragem de pular do 11º andar... porque essa seria a única maneira de desistir.

O que mais me preocupa... é o Ser Artista, no Brasil. Na verdade o fato de Ser Artista... enaltece, enobrece... me deixa feliz. Mas como nosso governo vai cortar... a grana para a cultura... é a parte que me toca... que me preocupa. Afinal de contas... essa grana para a cultura... sempre foi bem baixa e quase impossível de captar.

O Ser Artista (se é que cabe a mim, dar uma breve descrição) é sempre feliz e preocupado. Vive numa linha tênue da felicidade plena e da loucura mais pura. É ser indomado por regras e padrões. É cumprir um papel... de tentar dar um pouco mais de beleza a sensibilidade humana.

Mas o Ser Artista... continua firme e forte... seja com fome... ou seja com sede. Afinal, quando não se tem champanhe para beber, bebemos um vinho e quando não... bebemos uma cerveja... ou mesmo uma Pinga... e se nenhum tostão nos sobrar... bebemos água para celebrar. E lá está o Ser Artista... fazendo interpretação, musica, composição, encenação ou poesia... com a sua barriga vazia.

E quando me refiro ao Ser Artista em Sampa-Crises... falo daqueles que curtem a velha e boa boemia. Se bem que até a boemia anda com medo de sair de casa.... pela violência nas ruas. São aqueles que lutam... por ideais políticos... e tem um papel... na sociedade. É ser político. E quando digo político... não falo de corrupção. Isso é, se for possível separar Política de Corrupção. Pelo menos na teoria... são duas coisas distintas... e não eram para ser sinônimos.

Isso ainda existe? Utopia minha?

Deve ser. Porque do que ando assistindo por ai... é que estamos cada vez mais vendidos (para não dizer mais fudidos). Acho que na época do militarismo haviam mais dos Seres Artistas... com gana... com sede... com fome... em meio da tortura e do exílio. Mas nunca deixava de Ser Artista.

Mas agora artista pode tudo. Eu disse TUDO. Menos fazer arte... e quando fazem algo... tem que pensar de anti-mão... se "aquilo" vai vender. E quando digo vender... é que o Ser Artista... tem a mesma necessidade de comer, de dormir, de se vestir... que qualquer outro.

Mesmo na terra de Sampa-Crise cinzeta... o Ser Artista... vai levando... vai tentando...


Fredericco Baggio


7 comentários:

Anônimo disse...

Ser artista sempre vale a pena...
Sempre vale a pena subir no céu-palco de cada dia e ser feliz, pelo menos por aquelas horas, que a luz está na sua cara, e a atenção é sua...
Ser artista é o que mais sei fazer, e tb o que mais amo..
vale a pena sempre!

Saudades menino!
Bjo

Lilly Oliveira disse...

Falamos sobre isso ontem, lembra? "..a peça tem q ser mais enxuta, para ser mais comercial"...Dá medo da fome, mas a fome de teatro a gente não sacia, por poucos, apenas, minutos em cima do palco, vem a vontade de sempre mais...e lá vamos "nóis tra veiz" falando Adoniranês...

Beijo grande

Lili

Clark disse...

textos. gosto mais assim.

mas as poesias tmb são excelentes.

e vamo q vamo..

Vâmvú disse...

Ótimo texto, Fre.
Muito bom!!!

Anônimo disse...

eu sempre penso se a gente vive de arte ou se a arte vive na gente.

a segunda opção ainda me é mais reconfortante.

compromisso não é meu forte.
e assim a arte não me fode! ahahah

te amo

Luiz Gonzaga B. Jr. disse...

As idades do homem;
O dia e a noite;
A vida e a morte;
O mentiroso e o romancista;
A felicidade e a loucura.

Amelia disse...

Pro Ser Artista, é inevitável criar e executar...
Ainda que sob a sombra da preocupação e do comercial, o que às vezes mais assusta e às vezes até te desencoraja...
Mas Ser Artista, não é uma escolha nossa... Fomos escolhidos pela arte antes que percebêssemos!!!
E apesar de tudo... SALVE ESSA ESCOLHA!!!

Te amo com todas as minhas forças, meu nego... Seu blog é repleto de você, portanto... Lindo de morrer...

Beijo gigante!!! (demorei, mas vim... rsrsrssr)