segunda-feira, 28 de maio de 2012

Das séries dos desencontros e aqueles que invento.




Primeiro encontro.

_ Odeio quem fuma... acho que todos os fumantes tem uma tendência a serem suicidas! Aquela merda mata e afoga quem está do lado. Esses dias vi uma menina na rua... com um crise de tosse horrível - deu uma pausa para tomar mais um gole do Wisky caro e seguiu ainda mais desinibido - e quando sua tosse parou ela tirou um cigarro da bolsa e acendeu. Não acreditei naquela cena.
Olhou no fundo dos meus olhos - era o primeiro encontro - sorriu, tomou mais um pouco do Wisky e perguntou:
_ Você não fuma, né?
_ Você tem uma arma?

(Fredericco Baggio)
______________________________________________________________________________

Reencontro

_Meu Deus... quanto tempo que não te via - me abraçou forte e me olhou nos olhos - pensei tanto em você esses tempos atrás, dos tempos que passávamos horas naquele café charmoso, que já até fechou - fez um carinho no meu rosto, enquanto me observava. Você está diferente, mas está bonito. Cretino, você sumiu por muito tempo...
_ Obrigado... são seus olhos e não sumi tanto tempo assim.
_Nossa, o que houve, você estava viajando?
_Sim
_Que delicia, por todo esse tempo viajando, seu metido. Por onde você andava?
_ Para dentro.

(Fredericco Baggio)

______________________________________________________________________________________

O Encontro

Quando acordou pisou diretamente no chão por acidente. Não andava descalço há muitos anos. Se assustou porque tinha o cuidado de deixar os chinelos bem limpos e já posicionados para quando acordasse já os colocasse! Misteriosamente notou que tinha acordado com a cabeça nos lugar dos pés e os pés no lugar da cabeça... tinha virado-se durante aquela noite, de sua posição de costume. Assustado voltou imediatamente para a cama na posição que sempre acostumou dormir e acordar, antes mesmo de voltar os pés para a cama esfregou um n'outro com a intenção de limpar-los, mas foi em vão. Conseguiu sentir ainda alguns ciscos na planta do pé e incomodado passou a mão direita no pé esquerdo e sua mão esquerda no seu pé direito. Voltou na posição como pudesse dormir de novo e lembrou que tinha dormido do avesso!
Assim que se pôs a buscar seus chinelos em volta da cama e não os encontrou, pensou que ainda estava dormindo e um pouco louco, talvez. E naquele segundo, não se pôs a lembrar o que tinha passado a noite, mas no tempo que já dormia sozinho...
Até voltou as lembranças da infância, o que o encorajou para colocar os pés diretamente ao chão!
E assim o fez... e sentiu uma liberdade como há muito tempo não ousava sentir! O chão fresco o fez logo ficar em pé e acender a luz do quarto. Ficou observando como era pisar de volta ao chão e não pestanejou em atravessar a casa quase correndo e ir até a grama do seu quintal.
Causou uma sensação inesperada, para aquele homem que já vivia só há tanto tempo.
Se arrepiou inteirinho sentindo a grama massageando os vãos de seus dedos e chorou de soluçar.
Chorou, porque ele tinha deixado... deixado para trás tantas coisas em meio a sua solidão.
Por opção dentro da sua própria solidão... ele se deixou... e naquele momento estava no seu primeiro encontro!

(Fredericco Baggio)

Nenhum comentário: